Oi Pessoal,
Ontem peguei minha Dahon Curve na MBike, a "bicicletinha" é linda, hoje fui e voltei do trabalho com ela. E gostaria de escrever minhas impressões, lógico que minha base de comparação é a EXD, mas são bicicletas muito diferentes e comprei a Curve com um objetivo bem específico. Se ciclistas mais experientes, quiserem dar suas opiniões, elas serão muito bem vindas.
1) Hoje depois de fazer quase os 10km até o trabalho, senti uma dorzinha na bunda e passei o dia com uma leve dorzinha na patela do joelho direito. Dicas de ajustes e posiçao, por favor;
2) Ao chegar em casa sinto mais uma dorzinha, agora na lombar;
3) A Curve anda muito, é leve e super agil, tenho que cuidar com os pedais, encostei de leve num cordão;
4) Uma das alegadas desvantagens da reclinada, ficar com as costas molhadas, não se resolve se usar mochila :^)) num outro tipo de bicicleta;
5) Sempre estimei que 90% dos carros me respeitavam, com a curve estimo que esse respeito cai para uns 80%;
6) Guardar a bicicleta é uma piada de tão fácil, a praticidade dela é insuperável, melhor só se tivesse um controle remoto e ela se dobrasse toda sozinha;
7) Fiquei realmente impressionado com o rendimento, pretendo colocar um velocímetro bem pequeno e sem fio, para avaliar melhor, mas ela não fica devendo muito para a EXD não, lógico que o conforto não é comparável;
8) Ela é macia, e talvez para os padrões de bicicletas tradicionais, ela seja muito confortável, mesmo sem amortecedores, ela enfrenta muito bem as irregularidades da rua, e as vezes melhor que a EXD;
9) Como já disse ela é linda, o acabamento é impecável, o capricho nos detalhes são demais;
10) Pretendo usar a Curve para tiros curtos, no máximo de 5 km, ou ainda quando quero fazer um transporte misto, pegar uma lotação ou táxi, por exemplo, para fazer um exame médico, consulta, uma visita, um almoço ou janta, fazer parte do trajeto de bicicleta ou apenas voltar pedalando, isso porque às vezes o cara quer ir num lugar, com roupa "normal" e chegar bem sequinho, só preciso ainda do bagageiro da Curve. Mas a volta ou a outra parte do trajeto o cara quer mais é ir de bicicleta.
11) Experimentei uma Dahon aro 20", mas gostei muito mais da Curve, que tem aro 16", é mais confortável e mais prática.
12) A EXD continua sendo meu xodó, até senti saudades dela hoje, mesmo adorando a Curve;
13) Em breve estarei com uma Tandem reclinada, eu terei uma bicicleta pequena, uma média e uma grandeeee!!!!!
[]´s
Olavo
http://olavolu.blogspot.com/
http://olavolu.multiply.com/
http://fotolog.terra.com.br/olavolu
Ontem peguei minha Dahon Curve na MBike, a "bicicletinha" é linda, hoje fui e voltei do trabalho com ela. E gostaria de escrever minhas impressões, lógico que minha base de comparação é a EXD, mas são bicicletas muito diferentes e comprei a Curve com um objetivo bem específico. Se ciclistas mais experientes, quiserem dar suas opiniões, elas serão muito bem vindas.
1) Hoje depois de fazer quase os 10km até o trabalho, senti uma dorzinha na bunda e passei o dia com uma leve dorzinha na patela do joelho direito. Dicas de ajustes e posiçao, por favor;
2) Ao chegar em casa sinto mais uma dorzinha, agora na lombar;
3) A Curve anda muito, é leve e super agil, tenho que cuidar com os pedais, encostei de leve num cordão;
4) Uma das alegadas desvantagens da reclinada, ficar com as costas molhadas, não se resolve se usar mochila :^)) num outro tipo de bicicleta;
5) Sempre estimei que 90% dos carros me respeitavam, com a curve estimo que esse respeito cai para uns 80%;
6) Guardar a bicicleta é uma piada de tão fácil, a praticidade dela é insuperável, melhor só se tivesse um controle remoto e ela se dobrasse toda sozinha;
7) Fiquei realmente impressionado com o rendimento, pretendo colocar um velocímetro bem pequeno e sem fio, para avaliar melhor, mas ela não fica devendo muito para a EXD não, lógico que o conforto não é comparável;
8) Ela é macia, e talvez para os padrões de bicicletas tradicionais, ela seja muito confortável, mesmo sem amortecedores, ela enfrenta muito bem as irregularidades da rua, e as vezes melhor que a EXD;
9) Como já disse ela é linda, o acabamento é impecável, o capricho nos detalhes são demais;
10) Pretendo usar a Curve para tiros curtos, no máximo de 5 km, ou ainda quando quero fazer um transporte misto, pegar uma lotação ou táxi, por exemplo, para fazer um exame médico, consulta, uma visita, um almoço ou janta, fazer parte do trajeto de bicicleta ou apenas voltar pedalando, isso porque às vezes o cara quer ir num lugar, com roupa "normal" e chegar bem sequinho, só preciso ainda do bagageiro da Curve. Mas a volta ou a outra parte do trajeto o cara quer mais é ir de bicicleta.
11) Experimentei uma Dahon aro 20", mas gostei muito mais da Curve, que tem aro 16", é mais confortável e mais prática.
12) A EXD continua sendo meu xodó, até senti saudades dela hoje, mesmo adorando a Curve;
13) Em breve estarei com uma Tandem reclinada, eu terei uma bicicleta pequena, uma média e uma grandeeee!!!!!
[]´s
Olavo
http://olavolu.blogspot.com/
http://olavolu.multiply.com/
http://fotolog.terra.com.br/olavolu
6 comentários:
Grande Olavo!
Finalmente te rendeste ao charme e praticidade das dobráveis! ;^)
É, sabe que estava lendo o teu post e vendo que muitas das MINHAS impressões com as dobráveis se confirmam com as outras pessoas, como o fato das pessoas acharem que tu tá brincando na rua com uma bici destas... Bando de gente que nunca ouviu falar em transporte intermodal, nem vai ter o prazer de entrar no shopping empurrando o seu meio de transporte como se fosse um carrinho de supermercado!
Bem, tenho tantas dicas pra te dar que não vão caber aqui (afinal a minha Curve já é a minha terceira dobrável...). Vamos marcar um passeio e enquanto os outros ficam imaginando o que aqueles dois marmanjos estão fazendo com "bicicletinhas" aro 16, trocamos ideias sobre este outro mundo maravilhoso (além do das reclinadas): o das bikes dobráveis!
E viva o transporte intermodal! :^D
oi olavo,
que me lembre a curve vem com big apples e por isso a macies.
Eu e a adri compramos duas dobraveis tb, mas o modelo jeststream p8. com um objetivo pouco diferente do seu. para viagens em que não for de bike ( ai utilizamos as reclinadas) as dobraveis são muito mais praticas.
tanto para colocar no portamala do carro, como bagageiro do onibus e avião. E são mais ageis para fazer pedais curtos de finais de semana quando estamos conhecendo algum lugar novo.
Mas eu vi e peguei na curve. tudo que vc disse é verdade. muito linda, ótimo acabamento. Só achei pesada. vantagem que dá para empurrar ela dobrada e fica menor que as aro 20. Eu tenho andado muito de mountain aqui em niteroi, pelo simples motivo que se eu for trabalhar de bike, tenho que deixar com cadeado do lado de fora das barcas, e com isso de reclinada fica inviável. Já pensei em ir com a dobrável, passar as barcas. mas será muito trabalho pq no centro o trecho é curto. Bom em resumo, parabens pela nova bici!
Bão, alguns comentários de quem tem muito mais contato com bike "normal" (ao menos pra mim) do que com reclinada:
Dor na bunda: é falta de costume, vai andando que logo passa. Deixa pra pensar em trocar o banco (às vezes precisa) depois de uns 3 meses de uso, provavelmente esse banco é bom. Ao contrário das reclinadas, o banco (selim) NÃO é a parte mais importante da bicicleta, hehe.
Dor na lombar: deve ser falta de costume também, talvez algo a ver com a biomecânica e com a "estratégia" corporal empregada para extrair potência de forma eficiente, já que tu tá acostumado ainda só com a reclinada.
Dor no joelho: tente não usar o banco mais baixo que o necessário. Na altura correta deve ser possível encostar só a parte da frente do pé no chão enquanto se está sentado no selim. Como a tua caixa de centro deve ser um tanto baixa, pode acontecer de bater o pedal nas coisas (sorte tua que não tem descarrilhador, hehe).
Respeito no trânsito: eu sempre acho que há uma teoria que funciona: no trânsito o lance é andar RÁPIDO. Não sei se foi o caso, mas se além da bici ser pequena o cara ainda estiver meio devagar, o motorista vai querer passar mesmo! Se estiver quase tão rápido quanto ele, talvez se disponha a esperar o melhor momento para ultrapassar. Mas isso é uma impressão muito difícil de comprovar.
Transposição de obstáculos: com essa rodinha pequena, recomento extremamente que tu treine levantar a roda dianteira, tipo "empinar", para o caso de aparecer um buraco, uma pedra, uma fenda, ou algo do tipo. O ideal seria conseguir saltar com as duas rodas, embora não recomendável fazer toda hora devido à estrutura da bike. Digamos que aro 16 possa sofrer um pouco com nossas ruas e calçadas.
Além disso, não esqueça de andar com uma (duas?) câmaras reserva do tamanho certo, porque a gente nunca sabe...
E, parabéns pela bela escolha e principalmente pela decisão, espero logo ter condições de participar desse seleto grupo, assim como minha esposa também pretende! E quando aparecer a Tandem reclinada, vou querer dar uma "examinada"!
Falou, abração!
Báaaaa Olavooo!
Muito massa! Tô louco pra ver essa bike! Acho que essa é o bicho pra qualquer um ter num apê pequeno como o meu e dar suas voltas. Saiba que estou me equipando também... aos poucos é claro. Agora, já to vendo até uma capa mais adequada pra levar o violão e poder ir de bike, pelo menos, nos colégios mais próximos.
Grande abraço amigo!!!
Luciano
Alex, vamos ver se essa semana a gente consegue se encontrar com as Curves!
Marcelo,
Valeu, eu quero agora é um kit para poder torná-la reclinada, só não sei se não ficaria muito baixinha :^)Eu cheguei a pensar na P8, linda e com suspensão, mas não tinha nenhuma aqui para eu experimentar, além disso é bem mais cara e gostei demais quando experimentei a Curve com seu cubo de 3 marchas.
Helton,
Valeu por todas as dicas, e pode deixar, quando estiver pronta a Tandem eu deixo tu dar uma voltinha! Acho que para pedalar em família ela é perfeita, te prepara para a tentação.
Luciano,
Cara ela é demais mesmo, foi dessa que te falei uma vez, seria perfeita pra ti. É um investimento, vende aquele teu carro e compra uma reclinada e uma Curve. :^)
Vamos tentar combinar alguma coisa nessa semana!
Oi...queria saber o que tua acha do câmbio da curve . Dá pra subir algum tipo de inclinação com ela ? Rampa de garagem, passarela do aterro, ladeiras leves e tal ?
Estou quase fechando a compra de uma Speed P8..
Abraços ...
meu email é labalbi arroba gmail ponto com . Manda um email pra mim, por favor...
Postar um comentário