Eu gostaria de começar dizendo que eu não torço para o meteoro, não me agrada a idéia de guerras ou revoluções violentas, eu tento manter uma visão positiva da humanidade, e fico sempre imaginando uma maneira, que não cause a morte de muitas pessoas, para sairmos dessa enrascada que nos encontramos. Parece impossível, e eu não tenho a pretensão de apontar aqui uma solução. Mas usarei este espaço para compilar alguns fatos e pensamentos, faz muito tempo que não escrevo nada, nem sei se existe alguém ainda que leia blogs, mas serve pra mim como registros das coisas que me interessam e que compartilho com alguns amigos. Tô cansado da efemeridade das postagens de whatsapp.
A afirmação de que precisaríamos de 7 planetas Terra para que toda humanidade mantivesse o mesmo estilo de vida de um estadunidense médio é um senso comum, um número aleatório que encontrei variações de 4 até 10 planetas. Gostaria de ir um pouco além disso e entender melhor, com alguns números o que isso significa.
Começamos por algo mais real, os recursos que a humanidade usa atualmente para se manter, com todas as desigualdades que existe e uma falta enorme de recursos pra uma maioria da população mundial.
O Dia da Sobrecarga da Terra é a data do ano em que a demanda da humanidade por recursos naturais supera a capacidade do planeta de produzir ou renovar esses recursos ao longo de 365 dias. É como se ultrapassássemos o limite, entrando no vermelho e passando a usar o "cheque especial" da Terra. Em 2025 foi no dia 24 de julho. Atualmente, para atender os padrões de consumo da humanidade - e isso inclui também toda a estrutura construída para sustentá-la - seriam necessários 1,8 planetas Terra. A desigualdade no mundo é muito grande, então se considerarmos o estilo de vida de cada país, teremos uma data de sobrecarga que pode ser calculada por país, a figura abaixo, retirada do site "Earth Overshoot Day" mostra isso:
Então, os EUA nem são os piores, Catar tá na liderança. Logo é possível calcular, baseado nestes dados, quantos planetas seriam necessários para que toda humanidade tivesse o estilo de vida de um cidadão médio daquele país.
Catar - 6 de fevereiro - 37 dias, então 365/37 = 9,86 planetas
EUA - 13 de março - 72 dias, então 365/72 = 5,07 planetas
China - 23 de maio - 143 dias, então 365/143 = 2,55 planetas
Brasil - 1º de agosto - 212 dias, então 365/212 = 1,72 planetas
Uruguay 17 de dezembro - 351 dias, então 365/351 = 1,04 planetas
Para saber os países que necesitariam menos de 1 planeta em 2025 eu precisaria baixar um arquivo do site, concordar com alguns termos e não tenho certeza se poderia publicar, então eu consegui os dados de 2024 que são semlhantes aos de 2025.
Para melhor visualização desse gráfico vá direto ao
site fonte.
Destaquei no gráfico o primeiro país que necessitaria em 2024 de menos de 1 planeta Terra. Senegal, ou seja, se toda humanidade tivesse o mesmo estilo de vida do cidadão médio do Senegal, teríamos um estilo de vida no limite do sustentável.
Ai vem a pergunta: Quem gostaria de ter o estilo de vida de um cidadão médio do Senegal? Eu tenho a impressão de que a resposta seja não, vamos analisar mais alguns dados na parte 2.
5 comentários:
Aguardando a parte 2 e intuindo que a resposta próxima do ideal seja:
Não precisamos escolher entre o estilo de vida médio do Senegal “ou” do Catar.
Mas precisamos fazer escolhas urgentes. Antes que não tenhamos nenhuma opção.
Parabéns pelo texto!
Legal. Nunca tinha ouvido falar do dia da sobrecarga da Terra.
Cadê a parte 2?
Muito bom, aguardando a parte 2. Queria saber mais sobre o estilo de vida de um cidadão médio do Uruguai e Senegal.
Acredito que viver como o Senegal seja impossível. Mas o que devemos refletir é como podemos ter uma qualidade de vida razoável, deforna a exigir menos esforço do nosso planeta. Menos desperdício, uso racional. Vc ja pensou em quão frequente trocamos de celular, TV, carro. No volume de resíduo gerado em embalagens de alimentos. Tbm espero a parte 2.
Postar um comentário