Olá!

Gostou do Blog?

Quer receber atualizações?

Insira seu e-mail:

domingo, 17 de julho de 2011

O Culto à Carga

O Culto à Carga

Em 1963, foi apresentado ao mundo um documentário que chocou o público. Mondo Cane mostrou, pela primeira vez, uma nova religião nascendo diante das câmeras, e o mais interessante: os ocidentais eram os diretos responsáveis por ela.

Nas batalhas do Pacífico, durante a Segunda Guerra Mundial, diversas ilhas ganharam postos avançados de combate montados por soldados americanos. Muitas tribos locais, ao verem aviões pousando e desembarcando comida e produtos manufaturados, se perguntaram por que também não recebiam esta dádiva dos céus. Começaram então a construir pistas de pouso e até aviões e torres de controle de madeira e bambu, na esperança de atrair um daqueles instrumentos do paraíso:



Veja em:
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=QrM2VHaFuZ0#at=372



O vídeo acima é um pedaço do documentário onde mostram uma das pistas construídas. Um tipo de culto que foi relativamente comum entre 1950 e 1970, e que segundo a BBC ainda ocorre em Vanuatu. Na Ilha de Tanna, os cultos assumiram formas mais complexas. Os mais velhos imaginaram que, comportando-se como os antigos visitantes, os presentes seriam atraídos. Por isso, no dia 15 de fevereiro de cada ano, uma bandeira dos Estados Unidos é hasteada, os mais velhos vestem os poucos uniformes que lhes foram deixados pelos soldados. Outros desfilam e dançam com pedaços de madeira imitando fuzis.



Eles também possuem um messias: os nativos esperam por John Frum, o filho de deus que, vindo acompanhado de um exército de mortos, fará com que os nativos retornem às antigas tradições em um evento apocalíptico. John Frum assume vários rostos: o de um nativo, um homem branco ou até mesmo um soldado americano negro. As origens dessa lenda remontam ao tempo em que ocorreram os primeiros contatos com exploradores ingleses. Tentando evitar que seus marinheiros enganassem os nativos com truques tecnológicos, os líderes das embarcações os afastaram para outras ilhas. Dessa forma, muitos mártires foram criados. Nunca houve, até onde se sabe, um marinheiro chamado John Frum na marinha britânica. É possível, porém, que o nome derive de algum marinheiro se apresentando como “John from England”.

A maioria das religiões que vemos hoje em nossa sociedade nasceu em povos com tecnologias tão avançadas quanto a dos nativos de Tanna. As explicações mágicas para as cargas que caiam dos céus são tão absurdas quanto as explicações que antigos povos que viviam no Oriente Médio deram para enchentes, raios e trovões. E se você acha que tudo isso é insano demais para ser verdade, dê uma olhada neste outro vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=wuH7vDrAHBE




Fonte: http://listadajanela.blogspot.com/


Nenhum comentário:

Seguidores