Olá!

Gostou do Blog?

Quer receber atualizações?

Insira seu e-mail:

sábado, 2 de julho de 2011

Se da para pedalar 200kms em um dia por que carros na cidade?

A pergunta que meu amigo Klaus faz aqui é muito instigante para mim que, muito mais do que gostaria, ainda utilizo o carro praticamente diariamente.

Mas claro, eu ainda acho que o Klaus tem toda razão, pois acredito que pode haver solução para todas as minhas desculpas para utilizar, o terrível e opressor carro com motor de combustão interna, poluidor e barulhento, além de perigoso e ocupar muito espaço nas ruas, piorando a viada de todos.

Então vamos as desculpas e suas soluções:

1) Para levar e buscar meu filho de 2 anos na escolinha, e sempre acabo indo no supermercado com o carro antes de guardá-lo na garagem. (algumas vezes faço ambos de bicicleta, ou se já guardei o carro vou no super à pé).

Levaria e buscaria meu filho na escolinha de bicicleta sempre, e com qualquer clima, desde que houvesse ciclofaixas e uma estrutura mais segura de faixas segurança funcionais e semáforos ao longo do trajeto, para poder pedalar na rua, é incrível como é precária esta sinalização no trajeto que faço, e hoje quando o levo de bicicleta, utilizo as péssimas calçadas e sinalizações, levando o triplo do tempo do que pedalando pela rua.
A questão do clima, é uma questão de roupas e acessórios adequados como um bike trailer. Claro que um transporte coletivo eficiente e seguro e táxi também poderiam ser opções.

2) Algumas vezes a noite para compromisso em família, embora nestas situações eu prefira usar táxi, mas nem sempre é viável financeiramente.

Tendo uma cidade com infraestrutura adequada para se pedalar com segurança, não é necessário ter um carro, ai há viabilidade financeira para usar o táxi a noite, para compromisso em família, ou até mesmo a bicicleta, dependendo do clima e compromisso. E claro o transporte coletivo seguro e eficiente.

3) Para passeios em família fora e mesmo dentro da cidade (algumas vezes eu vou de bicicleta e os encontro em algum lugar para andarmos juntos de bic).

Com infraestrutura, os passeios em família poderiam ser sempre de bicicleta, para fora da cidade poderia alugar um carro ou usar transporte interurbano.

4) Para levar minhas bicicletas para manutenção, quando não é possível ir pedalando até a loja.

Já estou planejando um reboque puxado por uma das minhas bicis para poder levar a outra bicicleta para manutenção. Mas se tivéssemos um transporte coletivo com integração, poderia utilizá-lo.

5) Quando preciso ir em vários lugares em um mesmo turno, e não poderia andar devagar o suficiente, de bicicleta, para não chegar todo suado nestes locais, quando o transporte coletivo não seria rápido e eficiente o suficiente ou está chovendo.

A solução seria a cidade ter um um transporte coletivo realmente eficiente e com integração, hoje em Porto Alegre, não temos metro, temos passagem ônibus caros, ruins e demorados, poucos corredores exclusivos de ônibus, lotações são melhores, mas em alguns pontos da cidade não atuam e ainda são bem mais caras, para quem já tem carro, muitas vezes não vale a pena o preço da passagem para deixar seu carro em casa. Além de muitos dos motoristas profissionais não serem bem preparados para sua função.

6) Para voltar da casa da sogra com a família, depois de eles terem ido de carro e eu de bicicleta, moramos à distância de 29km.

Aqui novamente, havendo uma infraestrutura cicloviária segura, poderíamos tranquilamente ir de bicicleta, e se voltar fosse puxado poderíamos fazer parte ou todo o trajeto com um transporte coletivo que integra modais de transporte.

7) Quando preciso carregar muitas coisas e muito peso, e quem já me viu de bici com os dois alforjes carregados ou ainda sozinho com a tandem, alforjes e reboque, sabe que este peso que estou falando é realmente bastante.

O Táxi é a solução novamente

8) E finalmente, quando não estou bem fisicamente para andar de bicicleta, mas não o ruim suficiente que não possa dirigir.

Transporte coletivo eficiente ou táxi dependendo do caso. Ou quem sabe até um serviço de bici táxi, onde ai eu seria o passageiro.



Para ir trabalhar, eu sempre utilizo a bicicleta, 10km de ida e 10km de volta, são raríssimas as vezes que uso o carro para esta função (não chega a 5 vezes em um ano inteiro).
Aqui cabe salientar que trabalho em um lugar que há vestiário, onde posso tomar banho e trocar de roupas, para quem não tem esta facilidade fica algumas dicas aqui no blog bici anjo.
Uma outra dica é se matricular em uma academia próxima ao trabalho, fazer um acordo só para tomar um banho ou aproveitar para exercitar-se um pouco mais ainda.
Se 10% das pessoas que utilizam o carro apenas para ir e voltar do trabalho resolvessem pedalar, nossa cidade se revolucionaria.

Obrigado Klaus por fazer eu pensar e escrever o que a tempo vem me incomodando de alguma forma, ajudando assim a organizar mais minhas ideias e quem sabe ajudar mais gente por ai.

.

Nenhum comentário:

Seguidores