Olá!

Gostou do Blog?

Quer receber atualizações?

Insira seu e-mail:

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Banho, um Bom Hábito!

Parece mentira, mas mesmo no Brasil tem muita gente que não gosta de tomar banho, tem mutia gente fedorenta por aí, alguns por opção, outros por falta de condições.

Tomar banho, pelo menos uma vez por dia e usar desodorante, me parece o mínimo que uma pessoa deva fazer em consideração as outras pessoas de seu convívio social.

Em uma postagem anterior, coloquei um texto que falava sobre transporte, roupas e classe social, sendo o nosso país tropical, é realmente um absurdo seguirmos os padrões de roupas da Europa.

Um grande amigo meu fala nos comentários sobre seu clientes conservadores, e de ter que usar calça e camisa comprida quando trabalha, isso é nossa realidade, temos que entendê-la, criticá-la e tentarmos mudá-la, este é um processo lento e doloroso.

Sofremos muito com o calor, as cidades estão cada vez mais quentes, muito concreto e asfalto e pouco verde. No verão, não importa muito qual roupa utilizamos, o calor será insuportável de qualquer forma, suamos demais se não estivermos sempre em um ambiente climatizado.

Voltando à questão do banho, a estrutura para as pessoas tomarem mais banhos no verão é praticamente inexistente, mesmo dispostas a pagar, é difícil encontrar um lugar, isso acaba incentivando o uso do carro como o meio de transporte, tornando o trânsito um inferno.

Eu fico imaginando uma cidade mais amiga das pessoas, não basta só ciclovias e respeito dos motoristas, imagino estacionamentos de bicicletas com vestiários, onde as pessoas possam deixar suas bicicletas e tomarem um bom banho, assim como, depois de caminharem, antes ou depois usarem o transporte coletivo ou ainda simplesmente para aliviar o stress do calor.

Uma coisa é certa, não existe espaço na cidade para todos se transportarem de carro.
O carro, hoje em dia, além de poluir muito, exige uma estrutura enorme e muito investimento das prefeituras, nada justo, pois a maioria das pessoas não anda de carro e sim de transporte público.

Muitas pessoas que utilizam o carro, o fazem a contra gosto, por diversos motivos razoáveis: transporte coletivo é muito ruim, é perigoso andar nas ruas de bicicleta, não tem como tomar banho no local de trabalho ou outros locais, e não tem onde deixar a bicicleta.

Se uma parcela do investimento das prefeituras em obras voltadas ao uso do carro fosse direcionada para o transporte público e criação de estrutura cicloviária (ciclovias, estacionamentos e vestiários), teríamos a solução para o trânsito e de quebra uma melhora considerável na qualidade de vida de todos.
Parece mentira, mas as próprias calçadas nas cidades são horríveis para as pessoas caminharem.

No verão, para quem está exposto ao calor, o banho é fundamental, e não apenas uma vez por dia, ás vezes pelo menos uns 3 banhos são necessários. No verão, as pessoas que podem, correm em direção ao litoral para ficarem próximas da água. Por que não pode ser assim nas cidades?

Um recado aos que não gostam de banho, por favor tenham compaixão, se tiverem condições tomem mais banhos e usem desodorantes, os colegas de trabalho e amigos agradecem!

5 comentários:

Marcus Rocha disse...

Brilhante cara!!! Uma estrutura como a que vc descreveu seria ótimo. Imagina só o cara poder transitar pela cidade a pé ou de bike e ter um local para tomar banho e trocar de roupa. Seria ótimo. Você e seus contatos não tem como desenvolver um projeto e apresentar a cidade? Tornar a coisa mais concreta? Poderiam tentar conseguir representação política para a causa.

Olavo Ludwig disse...

Até poderíamos escrever um projeto e apresentá-lo,tenho certeza que seria engavetado na hora.
Na última eleição, teve um cara de pau de um candidato que veio até pedalar a noite com o pessoal, depois de eleito...nada!
A prefeitura não põe em prática nem a pintura de ciclo faixas, seria o mais simples, faz um quilômetro de ciclovia e propagandeia por anos, imagina fazer uma estrutura como descrevi. Dizem agora, que para copa de 2014 vão construir 60km de ciclovias, o plano cicloviário prevê 420km.
Ohhhh, se fizerem os 60km, vão ficar propagandeando por anos e anos até ter outra copa no Brasil.

Olavo Ludwig disse...

De qualquer forma, mesmo sendo bastante pessimista em relação aos nossos políticos, mantenho a esperança, só fato de andar de bicicleta já me torna uma pessoa mais feliz. Estamos ai fazendo a Massa Crítica todo mês, esperando mobilizar a população para a causa, pois político só entende duas linguagens a da corrupção e do voto, como não temos dinheiro para corrompê-los só nos resta o voto.
http://massacriticapoa.wordpress.com/

Klaus disse...

Depende da pessoa o caso do suor.

Eu não preciso tomar banho depois de pedalar pro trabalho mas não posso esquecer o desodorante. As vezes que eu esqueço compromete o ensaio da orquestra. Todos meus colegas que me rodeiam tocam instrumento de sopro e nesses dias eles tem que ficar repirando muito mais vezes e no meio das frases pra poder não respirar profundamente minha catinga, hehehe

Acho importante lembrar que não tem problema tomar mais de um banho por dia desde que eles sejam de 5min ou só um pouco mais. 5min já é suficiente, se não gasta muita água...

Olavo Ludwig disse...

Klaus,

Realmente, tem pessoas que suam mais do que outras, eu suo um monte, e só me sinto bem depois de um banho...5min. é claro :)

A questão do cheiro do suor tem muito a ver com a alimentação também!

Arquivo do blog

Seguidores