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sábado, 14 de agosto de 2010

Petição para o Fortunati (Por um Trânsito Sustentável em Porto Alegre)

Link para Petição:
http://www.petitiononline.com/ciclopoa/petition.html

Por um Trânsito Sustentável em Porto Alegre


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To:

Prefeito José Fortunati,

Nós, cidadãos de Porto Alegre, viemos declarar nossa profunda decepção com seus planos de construir uma garagem subterrânea no centro da cidade. Mais do que isso, queremos mostrar ao senhor que seus planos para o trânsito porto-alegrense não são um avanço, mas sim um retrocesso.

Como político, o senhor deve saber que estacionamento não é um direito constitucional em país nenhum. Ou seja, governo nenhum deve dar prioridade a um estacionamento quando ao invés disso pode fazer uma reforma em benefício dos que optam por transitar pela cidade desarmados. Usamos a palavra “desarmados” porque queremos ser independentes de um veículo que mata milhões de pessoas por ano.

Essa implantação iria motivar muitos motoristas de carros particulares a se dirigem até o centro, o que prejudicaria de forma drástica a qualidade de vida dos moradores e a tranqüilidade dos pedestres. Tendo em mente que o transporte público de Porto Alegre tem investimentos muito baixos, seria no mínimo revoltante ver altas verbas direcionadas a uma obra que só vai beneficiar o aumento de engarrafamentos, o estresse da população e a emissão de poluentes no bairro.

Se você já leu o Código de Trânsito Brasileiro, deve ter consciência das seguintes afirmações:


Art. 21
Compete aos órgãos e entidades executivos rodoviários da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, no âmbito de sua circunscrição:
II - planejar, projetar, regulamentar e operar o trânsito de veículos, de pedestres e de animais, e promover o desenvolvimento da circulação e da segurança de ciclistas;

Art. 24
Compete aos órgãos e entidades executivos de trânsito dos Municípios, no âmbito de sua circunscrição:
II - planejar, projetar, regulamentar e operar o trânsito de veículos, de pedestres e de animais, e promover o desenvolvimento da circulação e da segurança de ciclistas;

Art. 29. O trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação obedecerá às seguintes normas:
(…)
§ 2º Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.


Apesar do Código de Trânsito Brasileiro priorizar pedestres, ciclistas e transporte público, deixando carros particulares em último lugar, qualquer cidadão sabe que a Prefeitura de Porto Alegre não segue essa mesma lógica. Apesar da grande maioria ficar calada por se achar impotente diante de uma prefeitura tão anti-interativa, essa grande maioria é a mais prejudicada.

O pior de tudo é que o estacionamento subterrâneo não é o único empecilho que o senhor está tentando impor à liberdade de transitar nas ruas. Graças ás suas “grades protetoras de pedestres” que estão sendo implantado nas ruas, caminhar nas ruas de Porto Alegre está ficando cada vez mais desagradável. Na prática, o pedestre tem que fazer um enorme zigue-zague para atravessar as ruas, enquanto os protegidos carros têm toda a prioridade nas mesmas. Sem falar na duplicação da Avenida Beira-Rio, que vai destruir ainda mais a orla do Guaíba e duplicar a poluição (tanto sonora quanto do ar que respiramos).

Caso o senhor seja uma das pessoas que acha que trânsito sustentável é coisa de país de primeiro mundo, pedimos a gentileza que pesquise sobre o caso da cidade sulamericana Bogotá, capital da Colômbia. Só para ter uma introdução a essa brilhante iniciativa, assista a esse pequeno vídeo onde o prefeito de Bogotá, além de explicar a reforma no trânsito que fez, dá um recado a todos os prefeitos do mundo:

Clique para assistir o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=XbwzuuBdCmc

O que pedimos através dessa petição, além de não construir a garagem subterrânea, é que a prefeitura pare de priorizar os veículos particulares. O trânsito de Porto Alegre já é muito caótico por causa dessa lógica capitalista e antiquada, e se os atuais planos da prefeitura para o trânsito se concretizarem, vai piorar.

Prefeito, muitos países já descobriram a verdadeira forma de solucionar os problemas do trânsito. Priorizar os pedestres, ciclistas e o transporte público é essa solução. Aumentar avenidas, estacionamentos para carros, e tudo que dê preferência aos carros, é tapar o sol com a peneira. Ao invés de fazer isso, é mais inteligente cortar a raiz do problema: o incentivo do uso de carros particulares. Por favor, não ache isso impossível, porque não é. Pesquise sobre as soluções sustentáveis que outros países já utilizam e inspire-se para melhorar nossa qualidade de vida, por uma Porto Alegre muito mais respirável.

Sincerely,

The Undersigned

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The Por um Trânsito Sustentável em Porto Alegre Petition to was created by and written by (mwebster.nu@gmail.com). This petition is hosted here at www.PetitionOnline.com as a public service. There is no endorsement of this petition, express or implied, by Artifice, Inc. or our sponsors. For technical support please use our simple Petition Help form.

3 comentários:

Klaus disse...

Fantástico!!

Precisamos divulgar agora, :-)

Abraços!!
Klaus

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

Eu não sou contra a construção de uma garagem subterrânea, mas acredito que deveriam incentivar o uso da bicicleta através da adequação de algumas vias para que possam receber esse tipo de veículo com segurança. Alguns "cicloativistas" fanáticos preferem usar a rua alegando que os motoristas devem respeitar o ciclista na marra, mas eu ainda prefiro um local seguro o suficiente para ter certeza que nenhum bêbado louco vai entrar de carro e passar por cima de mim.

Olavo Ludwig disse...

Andar na rua não é uma questão de ser cicloativista fanático,e sim querer usar a bicicleta como meio de transporte que é. Eu utilizo diariamente e a maioria dos motoristas me respeita, claro que existe o perigo, e este é um dos motivos de lutarmos pela mudanças de prioridade de investimentos da prefeitura que sempre privilegia o transporte por carro de forma totalmente anti democrática.

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