
Historicamente, os espaços públicos são espaços de lazer, convívio, de artes, de manifestações populares, de comércio e de circulação. Circulação é apenas um dos possíveis usos das ruas de nossa cidade e, em milhares de anos de civilização, foi somente no último século que as ruas passaram a ser ocupadas por automóveis.
Leia mais a respeito disso em:
http://vadebici.wordpress.com/2011/04/04/pela-retomada-das-ruas/
Um comentário:
Estou lendo o livro "Traffic - Why we drive the way we do", de Tom Vanderbilt, e um dos trechos diz o seguinte:
"A engenharia de trânsito logo se abancou em um pedestal de autoridade, mesmo considerando que o discurso científico e aparentemente neutro e progressista dos engenheiros refletisse os desejos de apenas uma pequena parcela da sociedade. A tendência de pensar em 'curar os problemas de trânsito' como quem pensa na cura de uma doença rapidamente estabeleceu que o principal objetivo de uma via pública seria simplesmente mover o máximo de carros o mais rápido possível - uma idéia que obscureceu, como obscurece até hoje, as várias outras funções da via pública."
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